
Na sala de aula o professor:
– Então, pessoal, eu recomendo que para a prova de segunda-feira, vocês memorizem que os árabes são um povo heterogêneo que habita principalmente o Oriente Médio e a África Setentrional. E que as dificuldades de plantio e criação de animais fizeram com que eles se tornassem…
– Terroristas, Professor, pois amarram bombas no corpo e explodem no meio de pessoas de bem – respondeu uma aluna.
O professor, lamentando o ocorrido, falou:
– Não, Mariana, as dificuldades de plantio e criação de animais fizeram com que os árabes se tornassem nômades, em busca de água e de melhores condições de vida.
E continuou:
– Recomendo ainda que estudem a organização política do Brasil, em especial o conceito de governo, de povo e de soberania. Importante terem na ponta de língua que toda classe política é composta por…
– Ladrões, Professor, que misturam o patrimônio público com o privado e se locupletam com o dinheiro dos outros – respondeu outro aluno.
Foi quando o professor, já incomodado, falou:
– Não, Luiz, que toda classe política é composta por agentes públicos que devem obedecer a Constituição. Aliás, ainda, nessa matéria, quero que estudem as diferenças entre cargo público e serviço público, espero que tenham na ponta da língua que todo funcionário público é…
– Vagabundo, Professor, recebem salários enormes, além das mais variadas formas de auxílios – respondeu outro aluno, agora do fundo da sala.
O professor, visivelmente irritado, respondeu:
– Não, Leonardo, quero que estudem as diferenças entre cargo público e serviço público, em especial que todo funcionário público goza da estabilidade no emprego.
E prosseguiu:
– Por fim, quero que estudem a Santa Sé e a Cidade do Vaticano, que é a sede da Igreja Católica. Não se esqueçam de que ele é o menor país do mundo e que os religiosos são todos…
– Pedófilos, Professor, pois abusam sexualmente de adolescentes, e usam a estrutura da igreja para abafar as ocorrências – gritou outro aluno, agora do canto esquerdo da sala.
Foi quando o clima realmente esquentou e o professor, incrédulo, falou:
– Não, Silvio, não se esqueça de que é o menor país do mundo e que os religiosos são todos parte integrante da estrutura do Vaticano.
O professor respirou fundo, passou a mão no rosto e murmurou, quase sem perceber:
– Vocês são todos iguais.
Silêncio. Alguns alunos se entreolharam surpresos. Marina, sentindo-se injustiçada, com pose de quem se sente representando toda a turma, rebateu:
– Como vocês generaliza, Professor!