O Jornal impresso
Até hoje eu recebo o jornal impresso diariamente em casa. Sou um dos poucos do meu condomínio — talvez o único. Segue sendo para mim uma experiência agradável. E não tem a ver com as notícias. Dizem que é coisa do passado, superada, que tudo está na internet. Nem dou bola. Jornal impresso é muito mais do que um meio, é como estar por casa.
Reconheço que quando o jornal impresso chega as notícias já estão velhas. Nem requentando mais servem. Mas é que jornal impresso é muito mais do que notícia: é a chegada, vinda do mundo exterior, da crônica, opinião, história, humor, horóscopo.
Esta semana abri uma agenda velha e encontrei uma folha de jornal amarelada, guardada entre suas páginas. Eu tinha essa mania antigamente: guardava páginas de jornal com informações que entendia importantes. A página me levou a 27 de maio de 2021. Informava que o compositor Nelson Sargento havia falecido, aos 96 anos, no Rio de Janeiro. A comunidade do samba e do Rio de Janeiro lamentava profundamente sua partida
Jornal mais ou menos tudo isso. Agoniza mas não morre.